• Categoria do post:Blog
  • Última modificação do post:10 de janeiro de 2023
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) ou licença de funcionamento municipal (para os municípios conveniados) é documento que comprova o licencimento nos órgãos reguladores para o funcionamento de uma empresa.

Veja abaixo o que é esse documento, qual a sua importância e como emitir o CLI para sua empresa.

Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) é documento emitido pela Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) que comprova a junção das licenças aprovadas pelo órgãos licenciadores – Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, CETESB, Agricultura e Prefeitura – no qual certifica a autorização para o funcionamento para uma determinada empresa.

O Sistema Integrado de Licenciamento (SIL) é oferecido às empresas pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT). O objetivo é desburocratizar o processo de licenciamento de empresas em todo o estado de São Paulo através da internet.

Como emitir CLI?

O Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) será expedido após o deferimento da solicitação por todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta do Estado e pelos municípios integrados ao sistema, produzindo todos os efeitos legais próprios das licenças de funcionamento expedidas por esses órgãos envolvidos.

O empreendedor só poderá iniciar as suas atividades após obter o CLI, que terá a validade igual à menor licença constante no documento, o qual será disponibilizado no sistema publicamente, e deverá ser impresso pelo solicitante, e afixado no estabelecimento em local visível ao público.

certificado de licenciamento integrado

Certificado de Licenciamento Integrado e Alvará de Funcionamento são a mesma coisa?

Depende. Primeiramente é necessário verificar se o município onde está sediada a empresa está integrado ao sistema de licenciamento da Junta Comercial. Caso esteja, é necessário avaliar também as atividades exercidas pela empresa e as características físicas do imóvel onde está estabelecida.

Para empresas de menor risco o licenciamento na prefeitura se dará pelo próprio sistema integrado e nesses casos sim, o CLI servirá também como a autorização da prefeitura. Para empresas de maior risco, as prefeituras poderão exigir procedimentos e alvarás específicos, conforme legislação edilícia local.

Ainda, vale relembrar que alguns municípios possuem legislações e alvarás próprios para autorização e funcionamento, independentemente do grau de risco. É o caso de São Paulo, por exemplo, em que as empresas deverão requerer o Auto de Licença de Funcionamento emitido pela própria prefeitura.

Emitimos seu CLI em até 72 Horas

  • Licenciamento 100% online, sem burocracia.
  • Incluso ART do Engenheiro (obrigatório) e taxas pagas.
  • Mais de 2.000 licenças emitidas.
Preencha o formulário e receba orçamento por e-mail em instantes:
Informe o CNPJ da empresa:
Endereço da empresa:
(Caso necessário, busque o local pelo CEP)
Dados para contato:
Vínculo com a empresa:

*Em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), não enviamos informações confidenciais de empresas sem comprovação prévia do vínculo legal entre o solicitante e a empresa em questão. Solicitações de terceiros somente serão atendidas mediante apresentação de procuração pública com firma reconhecida ou autorização formal pelo e-mail institucional do titular empresa.

Mensagens:
5 4 votos
Avaliação
Inscrever-se
Avisar-me sobre
guest

2 Comentários
Mais recente
Mais antigo Mais votado
Comentários em linha
Ver todos os comentários
Jenifer
Jenifer
1 ano atrás

Oi, bom dia. Quanto custa pra tirar o licenciamento?