A gente cuida de tudo!

CNES é com a Licenciei.

Foque no seu negócio e deixe a burocracia com a gente!

Cadastro Nacional de Estabelecimentos da Saúde - CNES

Qualquer instituição que ofereça serviços médico-hospitalares ou terapêuticos, que busque o bem-estar das pessoas e que tenha um responsável técnico é considerado estabelecimento de saúde.

O CNES é um cadastramento que pretende operacionalizar todos os sistemas de informação dos estabelecimentos de saúde do país, sejam eles públicos, privados ou conveniados, de pessoa física ou jurídica. É uma forma de integrar as bases de dados das instituições, de modo a oferecer um panorama mais detalhado de toda a sua operação.

O cadastro foi criado pelo Ministério da Saúde (MS) para fornecer um gerenciamento mais eficiente do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o próprio MS, é uma forma de oferecer às instituições a visão necessária sobre sua infraestrutura, facilitando o planejamento e a tomada de decisões.

Quais são as finalidades do CNES?

Licença Sanitária CMVS CNESA legislação que regulamenta o CNES é a Portaria GM/MS n° 1.646/2015. Este documento salienta que todos os estabelecimentos de saúde do país devem ter esse registro, independentemente de sua natureza ou se fazem parte ou não do SUS.

Ainda de acordo com a portaria, as finalidades do CNES são as seguintes:

    • cadastrar e atualizar as informações sobre estabelecimentos de saúde e suas dimensões, como recursos físicos, trabalhadores e serviços;
    • disponibilizar informações dos estabelecimentos de saúde para outros sistemas de informação;
    • ofertar para a sociedade informações sobre a disponibilidade de serviços nos territórios, formas de acesso e funcionamento;
    • fornecer informações que apoiem a tomada de decisão, o planejamento, a prorrogação e o conhecimento pelos gestores, pesquisadores, trabalhadores e sociedade em geral acerca da organização, existência e disponibilidade de serviços, força de trabalho e capacidade instalada dos estabelecimentos de saúde e territórios.

Por que as clínicas precisam ter o CNES sempre atualizado?

Além das funções citadas, o cadastro é importante para que os estabelecimentos possam filiar-se ao SUS e conveniar-se aos planos de saúde. Inclusive, eles só realizam os pagamentos para as instituições com o CNES em dia.

Atender a planos de saúde variados, como você deve saber, é bastante relevante para conquistar novos pacientes e aumentar a rentabilidade da clínica. Por isso, a importância de estar com o CNES sempre em dia.

Agora que você já sabe o que é o CNES e quais são seus objetivos, suas funcionalidades e sua importância, não deixe de regularizar o seu estabelecimento. Caso ainda não tenha o CNES, cadastre-se e, se tiver, verifique se ele está atualizado, informando todos os prestadores de serviço da clínica.

 
Foque no seu negócio.
Deixe a parte chata conosco.

Pronto para descomplicar a sua vida?

Dúvidas sobre Alvará e Licença

Ainda com dúvidas?

A Licenciei é uma consultoria composta por profissionais com ampla experiência em rotinas técnicas e administrativas dos Órgãos Públicos. Somos um time completo de engenheiros, técnicos e administradores totalmente especializados em regularização de imóveis e empresas.

Nosso propósito é simplificar o licenciamento de empresas e imóveis junto aos Órgãos Públicos. Dessa forma, focamos apenas naquelas que são as principais licenças legais necessárias para um negócio operar legalmente: Alvará de Funcionamento, AVCB/CLCB, Licença SanitáriaCADAN e CNES.

Desde já nos colocamos à disposição para entender melhor as necessidades do seu negócio. Ao passo que, se você necessitar de qualquer outro tipo de serviço ou licença, poderá entrar em contato conosco para explicar melhor sua necessidade. Queremos ajudar você e seu negócio!